terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Carta do Judeu Vasco da Gama

20 de Maio de 1.500 - Em uma caravela voltando para Portugal

Ó Senhor, que reina nos céus e na terra, faça com que estas águas nunca d’antes navegadas levem esta pequena oferenda para as pedras milenares de Jerusalém!
Encontro-me aqui, só, questionando as estrelas: como estas, que tudo vêem, puderam esconder de mim a magnitude do Criador que vai além da cruz erguida com o brasão Del Rei Dom Manuel em Porto Seguro, na Terra de Santa Cruz?
Sigo viagem a Portugal, enquanto as outras duas caravelas retomam seu caminho para a Índia. Levo comigo a notícia dos acontecimentos, bem como a carta de Pero Vaz de Caminha. Minha vida confunde-se com a saga do judeu errante, com a expulsão de meus pais da Polônia, sua fuga para Jerusalém e para a Alexandria, onde nasci.
Encho meu coração de esperança de que, com a ajuda de D’us, os Filhos de Israel poderão vir a desbravar e habitar este novo paraíso que se abriu diante de mim. Ao invés de nômades, habitantes de todas as cidades e cidadãos de nenhuma delas, os Filhos de Iakov, vítimas da Inquisição, encher-se-ão de orgulho e transmitirão a ancestral fé mosaica a seus filhos e aos filhos de seus filhos. Poderemos então, ser aquilo que nos foi passado de geração em geração, e acreditar firmemente nisso.
Que possamos colher e levar as primícias destas terras recém descobertas, assim como fazem há anos os Filhos de Israel seus bikurim em sua peregrinação à Capital Eterna, Jerusalém.

Gaspar da Gama


Comentário do Blogueiro:
E, no entanto, apesar do sonho de liberdade de Vasco da Gama, a Inquisição veio de Portugal, depois de praticar o "holocausto" dos Judeus Sefaradim para "financiar" as navegagçoes de exploração (o holocausto dos Judeus da Europa, ou Ashkenazim, aconteceria no século 20...) atrás dos Judeus "convertidos" forçosamente, a quem chamavam de "marranos" (que significa "porcos"), e a quem perseguiram impiedosamente, acusando-nos de Deicídio...
A única época de paz e prosperidade para os Judeus no Brasil colonial foi durante a ocupação Holandesa, mais tolerantes (e inteligentes) que os inquisidores da igreja católica - tão cruéis quanto os islamofascistas de hoje. Foi nessa época que a Primeira Sinagoga das Américas foi construída, em Pernambuco (hoje, restaurada, é um Centro Cultural e Histórico Judaico!)
Com a expulsão dos Holandeses (em 1654), os judeus de Pernambuco alugaram dois navios e se mudaram... para Manhattan, EUA, onde fundaram Nova York e contribuíram para que aquela Grande Nação desenvolvesse um dos maiores tesouros da humanidade: a tolerância com quem é diferente!
Veja detalhes da escavação arqueológica em http://www.magmarqueologia.pro.br/s_kahal.htm

Nenhum comentário: